07 outubro 2011

Disreflexia Autonômica

Boa noite pessoal!!

Vou explicar a vocês o que é esse nome estranho!

Disreflexia Autonômica é uma resposta excessiva do sistema simpático pela ausência do controle do sistema parassimpático. Como a pessoa com lesão medular tem a sensibilidade alterada e não sente dores ou incômodos, o corpo reage de alguma forma. E é essa a disreflexia.

Os Principais Sintomas são: Dor de cabeça, Taquicardia, Manchas vermelhas na pele, Pressão Arterial alta, Frequência Cardíaca baixa, Sudorese, entre outros.

Quando a pessoa com lesão medular estiver com uma crise de disreflexia é indicado observar se há algo incomodando. Bexiga muito cheia, intestino preso, lesões ou fraturas, escara, infecção de urina, efeito colateral de medicamentos, roupa muito apertada, sapato muito apertado, entre outros. Encontrado o problema, tente resolver. Faça o cateterísmo vesical, trate das lesões se houver, tire os sapatos, troque a roupa por uma mais confortável, etc. È indicado também deitar a pessoa na cama, com a cabeceira elevada.

Às vezes algo simples está incomodando e não percebemos ou não nos importamos, mas é muito importante tomar todos os cuidados citados acima para prevenir uma crise de disreflexia.

Alguns casos é possível achar o problema e já resolver, pois com o tempo a pessoa com lesão medular vai aprendendo a reconhecer sintomas do seu corpo. Mas em outros mais graves é necessário levar a pessoa ao hospital para ter o tratamento adequado.

A disrreflexia pode se tornar crônica e frequente. Tome todos os cuidados necessários e indicados pelo seu médico e/ou enfermeiro para fazer a prevenção.

ATENÇÃO: Esse blog é para dar dicas ás pessoas portadoras de alguma deficiência, dando ênfase para o lesado medular.
As informações contidas aqui são de experiências e conhecimentos meus e de pesquisas da internet.
Siga sempre a recomendação do seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário