13 setembro 2011

Mitrofanoff

Olá pessoal
Vou escrever sobre uma cirurgia chamada Mitrofanoff.
È uma cirurgia que facilita o cadeirante a fazer o cateterísmo vesical sozinho.
As informações que eu tenho foram obtidas de um médico urologista da Unicamp (Campinas) e por meio de pesquisas na internet.

Na cirurgia é feito um corte na sua barriga, tiram um pedacinho do intestino. Com esse pedacinho é feito uma ligação da bexiga para a pele da barriga. Então a pessoa fica com um buraquinho do lado do umbigo por onde ela fará o cateterísmo vesical.

Nesse vídeo mostra uma mulher fazendo o cateterísmo:



Essa cirurgia da mais independência ao cadeirante, principalmente as mulheres.
Podendo fazer sem precisar sair da cadeira de rodas. Você pode estar no shopping, vai ao banheiro e faz o cateterísmo! Ou dentro do seu próprio quarto, dentro do carro!
Para quem precisa fazer o cateterísmo várias vezes por dia, é bem mais prático!
Porém é uma cirurgia e toda cirurgia tem seus riscos.
A anestesia é geral, você irá ficar com uma cicatriz, seu intestino deve estar funcionando bem para não atrapalhar o processo de recuperação pós cirúrgico.
Segundo esse médico da Unicamp, o procedimento em sí não é reversível, mas se você não mexer mais no buraquino, ele cicatriza.

Da para achar vários sites falando sobre essa cirurgia, e videos no youtube também, mas a maioria está em inglês.
Fica a dica.

Um comentário:

  1. Eu pessoalmente até me arrepiei, não tinha coragem, minha vida como cadeirante obrigou-me a tornar-me mais prática faço o esvaziamento da bexiga com o catéter a mesma em qualquer lugar mesmo sentada. Lavo as mãos em alcool no início e no fim meu catéter chega a ter anos kkkk sempre lavado com sabão azul e branco.

    ResponderExcluir